quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O duríssimo julgamento de um cônego condenado ao inferno. Por Santa Brígida.




POR: REVELAÇÕES DE SANTA BRÍGIDA.


Palavras do Senhor à esposa descrevendo como foi julgado um homem ante o tribunal
de Deus e sobre a terrível sentença ditada sobre ele por Deus e por todos os Santos.

LIVRO 1 - CAPÍTULO 28

A esposa (santa Brígida) viu que Deus estava enojado e que disse: “Eu sou sem princípio e fim.
Não há mudança em mim nem de anos nem de dias. Todo o tempo do mundo é como
uma só hora ou momento para mim. Todos aqueles que me veem, contemplam e
entendem tudo o que existe em mim em um instante. Entretanto, esposa minha, ao
estares em um corpo material, não podes perceber nem conhecer como um espírito
conhece. Por isso, para teu bem, te explicarei o que sucedeu. Eu estava, por assim
dizer, sentado no tribunal para julgar, porque todo juízo me foi dado, e certa pessoa veio
a ser julgada ante o tribunal. A voz do Pai ressoou e lhe disse: ‘Mais te valeria não ter
nascido’. Não era porque Deus se tivesse arrependido de criá-lo, e sim como qualquer
um que sentisse preocupação por outra pessoa e se compadecesse dela. A voz do Filho
interveio: ‘Eu derramei meu sangue por ti e aceitei uma duríssima penitência, mas tu te
afastaste completamente e isso já não tem nada a ver contigo’. A voz do Espírito disse:
‘Eu busquei por todos os rincões do seu coração para ver se poderia encontrar algo de
ternura e caridade, mas és tão frio como o gelo e tão duro como uma pedra. Este
homem não me diz respeito.’ Estas três vozes não se ouviram como se fossem três
deuses, mas foram ditas audíveis para ti, esposa minha, porque de outra forma não
terias podido compreender este mistério.”
As três vozes, do Pai, Filho e Espírito Santo, se transformaram imediatamente em
uma só voz que retumbou e disse: “De nenhuma maneira merece o reino dos Céus!” A
Mãe da misericórdia permaneceu em silêncio e não moveu sua misericórdia, pois o
defendido não era digno dela. Todos os Santos clamaram a uma voz dizendo: “É justiça
divina para ele o ser perpetuamente exilado de seu Reino e de seu gozo”. Todos no
purgatório disseram: “Não temos uma penitência suficientemente dura para castigar teus
pecados. Terás que suportar maiores tormentos e, portanto, tens que ser apartado de
nós”. Então, o mesmo defendido exclamou com uma voz horrenda: “Ai, ai da semente
que fecundou no ventre de minha mãe e da qual eu me formei!” Por segunda vez
exclamou: “Maldita a hora em que minha alma se uniu a meu corpo e maldito aquele que
me deu um corpo e uma alma!” Voltou a clamar uma terceira vez: “Maldita a hora em
que sai do ventre de minha mãe!” Então chegaram três vozes horríveis do inferno que
lhe diziam: “Vem conosco, alma maldita, como o líquido que se derrama até a morte
perpétua e vive sem fim!” Por segunda vez, as vozes voltaram a chamá-lo: “Vem, alma
maldita, vazia por sua maldade! Nenhum de nós deixará de encher-te com seu próprio
mal e dor!” Por terceira vez assim juntaram: “Vem, alma maldita, pesada como uma
pedra que se afunda e nunca alcança o fundo onde descansar! Descerás mais baixo
que nós e não pararás até que não tenha chegado ao mais profundo do abismo”.
Então, o Senhor disse: “Como um homem com várias esposas, que vê cair uma e
se separa dela, se volta para as outras que permanecem firmes e se alegra com elas,
assim Eu separei dele meu rosto e minha misericórdia, e me volto para os que me
servem e me obedecem e me alegro com eles. Portanto, agora que sabes de sua queda
e desgraça, serve-me com maior sinceridade do que ele, em proporção à maior
misericórdia que te dispenso! Aparta-te do mundo e de seus desejos! Por acaso eu
aceitei tão amarga Paixão pela glória do mundo; ou porque não podia consumá-la em
menos tempo e com mais facilidade? Claro que podia! Contudo, a justiça exigia isso.
Como a humanidade pecou em todos e cada um de seus membros, tive que fazer
cumprir a justiça em todos e cada um dos meus membros. Por isso, Deus, em sua
compaixão pela humanidade e em seu ardente amor para com a Virgem, recebeu dela
uma natureza humana através da qual pude suportar todo o castigo ao qual estaria
fadada a humanidade. Ao haver tomado Eu sobre mim teu castigo, por amor, permanece
firme na verdadeira humildade, como os meus servos, assim, não terás nada de que
envergonhar-te nem nada que temer mais que a mim! Guarda tuas palavras de tal forma
que, se essa fosse minha vontade, tu não falarias. Não te entristeças pelas coisas
temporais que tão somente são passageiras. Eu posso fazer, a quem eu quiser, rico ou
pobre. Assim, pois, esposa minha, deposita toda tua esperança em mim!”

EXPLICAÇÃO

Esse homem era um cônego de nobre reputação e subdiácono que, havendo
obtido uma falsa dispensa, quis casar-se com uma rica donzela. Contudo, foi
surpreendido por uma morte repentina e não conseguiu seu objetivo.

3 comentários:

  1. podem enviar mais sobre o que jesus e noss mae falaram a santa brigida....como por exemplo , alguns casamentos que nao agradm a jesus ?

    ResponderExcluir
  2. eu recebi o materila em computador, mas perdi ... pois o computador foi entregue a um sobrinho, que é pastor protestante da ass. de deus .

    ResponderExcluir
  3. agradeço, desde já, se puderem me enviar mais sobre jesus e nossa mae revelando-se a santa brigida !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir